Física

Olá turma! Vamos publicar os resultados da nossa investigação sobre os temas trabalhados no dia 12, o dia dos namorados? Colem aqui os aspectos positivos e negativos que vocês destacaram nos temas escolhidos: Tema 1 - comércio e suas consequências em um mundo globalizado; Tema 2 - a disseminação da informação no mundo globalizado; Tema 3 - perigo das pandemias que rapidamente podem se alastrar pelo mundo todo;

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  3. Simulador de Transformações Termodinâmicas

    A Termodinâmica é o ramo da Física Aplicada que estuda as relações entre a energia térmica e o trabalho, e suas aplicações. Costumeiramente, é uma unidade curricular introduzida ou oferecida a estudantes do ensino médio e profissionalizante e a estudantes dos cursos superiores de várias áreas do conhecimento humano. Seu objetivo, em geral, é a aquisição das competências cognitivas e algébrica concernentes à descrição macroscópica de um gás ideal, de como algumas variáveis termodinâmicas interferem nas outras e do trabalho realizado a partir da conversão da energia térmica de um sistema termodinâmico.


    Motor a Combustão de Quatro Tempos

    A peça principal do Motor a Combustão é o Cilindro. É nele que se processa a queima do combustível e a transformação da energia termo-química em mecânica.

    Os motores de quatro tempos são assim chamados porque o cilindro se movimenta em quatro ciclos repetidos. O cilindro, neste caso, é composto por um êmbolo que se movimenta dentro de um cilindro metálico (camisa), transmitindo o movimento através de um braço (biela) à árvore de manivelas. Em adicional ao conjunto, duas válvulas, uma de admissão e outra de exaustão trabalham em sincronia ao cilindro, permitindo que o mesmo execute os quatro ciclos.

    Admissão:

    O êmbolo inicialmente está na parte mais alta. A Válvula de admissão é aberta. O êmbolo desce e a mistura ar-combustível entra no cilindro. No caso de motores a Diesel apenas o ar entra nesse momento.

    Compressão:

    A válvula de admissão se fecha e o cilindro sobe, comprimindo a mistura ar-combustível. No caso de motores Diesel, apenas o ar é comprimido, porém numa taxa de compressão muito mais elevada.

    Explosão:

    Este é o único ciclo ativo do motor. Toda energia mecânica é gerada aqui. Ainda com as válvulas fechadas a vela de ignição gera uma faísca, com potência suficiente para queimar a mistura ar-combustível comprimida no cilindro. Devido a taxa de compressão da mistura, essa queima se processa com grande violência (explosão), gerando grande energia, empurrando o cilindro para baixo.

    No caso do motor a Diesel, não existe vela de ignição. Ao invés disso existe uma bomba de injeção trabalhando em paralelo que, através de válvula apropriada, injeta o Diesel puro no cilindro. Devido a alta taxa de compressão do ar, o Diesel queima automaticamente (auto-detonação), sem a necessidade de faiscas.

    Aqui entra em cena uma das regulagens mais importantes do motor que é o Ponto de Ignição. Entre a Ignição elétrica da vela e a queima propriamente dita existe um pequeno retardo. Se a ignição fosse gerada no ponto máximo de subida (ou Ponto Morto Superior - PMS), a geração de energia ocorreria com o cilindro já na descida, o que provocaria uma perda de potência. Para isso o ponto do motor é ajustado adiantado de alguns graus em relação ao PMS, de forma a conseguir a máxima performance possível, sem que ocorra pré-detonação e conseqüente "batida de pino".

    Exaustão:

    O êmbolo inicialmente está na parte mais baixa. A Válvula de exaustão é aberta. O êmbolo sobe e os gases resultantes da queima da mistura ar-combustível saí pelo cano de escape.

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